Conhece os Pickles “Pró-Vida”!

O nosso maior sistema imunológico e segundo “cérebro”!
Sabes onde se encontra a maior parte do teu sistema imunológico? Pensa bem, porque a resposta é capaz de te surpreender!

Por incrível que pareça, 70% do nosso sistema imunológico encontra-se nos nossos intestinos! É verdade, nos nossos intestinos, não é surpreendente? É aqui onde acaba a digestão dos alimentos que ingerimos e onde temos o nosso segundo “cérebro”, ou seja, parte do nosso sistema nervoso.

Os nossos intestinos controlam a saúde holística do nosso corpo, desde a digestão, ao controlo do peso, hormonas, energia, humor, entre muitas outras coisas. Por esta razão é muito importante cuidar da saúde da microbiota intestinal onde vivem a maioria das bactérias no nosso corpo.

E qual é a melhor forma de cuidarmos dos nossos intestinos, perguntam vocês! A resposta é muito simples, através de probióticos!


Probióticos e Flora Intestinal, o que são?
O termo “Probiótico” provém do grego “Pro-bios” e significa “pró-vida”, ou seja, a favor da vida. De acordo com a definição da FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), os probióticos são microrganismos vivos que quando são administrados em quantidades adequadas têm funções benéficas para a nossa saúde, especificamente para os nossos intestinos e flora intestinal.

Sendo que os nossos intestinos estão habitados por bactérias boas e más, é boa prática integrarmos semanalmente alimentos fermentados ricos em probióticos que adicionam bactérias boas e restabelecem o equilíbrio da flora intestinal.


Restabelecer a flora intestinal de uma forma deliciosa!
Nada como juntar o útil ao agradável, e com uma pequena grande ajuda da Natureza, comermos alimentos deliciosos e ricos em probióticos! Alguns exemplos desses alimentos são o kefir, o iogurte (natural!), as azeitonas (naturais!), o fermento (massa mãe para o pão, por exemplo), o miso, e finalmente os legumes fermentados, como os pickles, dos quais me tornei fã recentemente!

Neste artigo, vou deixar-vos uma receita de pickles muito simples e rápida de fazer, que tem feito muito sucesso cá em casa 😉

 

RECEITA

  • Ingredientes:
    • 9 Pepinos médios
    • 1 ½ Cebola branca ou roxa
    • 6 Dentes de alho
    • Cenouras q.b.
    • 1 Pimento vermelho q.b.
    • 3 Colheres de chá de cominho
    • 6 Folhas de louro
    • Sal marinho dos Himalaias q.b.
    • Opcional: Ume Su (Umeboshi vinegar) q.b.
    • Água mineral ou destilada
    • 3 Jarros de vidro

 

  • Preparação:

1. Deixar os pepinos em água mineral durante uma hora para amolecerem. Nota: É importante que seja água mineral ou destilada para evitarmos que o alho se torne de cor azul;

2. Colocar no fundo de cada jarro 2 folhas de louro, juntamente com 2 dentes de alho, 1 colher de chá de cominho, meia cebola cortada em lâminas, cenoura cortada em rodelas e pedacinhos de pimento vermelho;

3. Adicionar 3 pepinos em cada jarro, colocando-os de forma a que não se mexam;

4. Dissolver meia colher de chá de sal marinho em água mineral ou destilada (não a água utilizada para amolecer os pepinos, nova água) e cobrir completamente os pepinos. Nota: se usarem Ume Su, combinem meia colher de Ume Su com meia colher de sal marinho dos Himalais;

5. Fechar os jarros e conservar num lugar fresco durante o mínimo de 2 semanas,

6. Controlar se a cor verde dos pepinos fica mais clara e se a água fica turva. Quando os pepinos tenham o sabor desejado, colocar no frigorífico para conservação.

 

 

Sugestão: Eu adiciono também uma colher de Ume Su, o vinagre feito a partir das ameixas Umeboshi em substituição ao vinagre normal que é mais ácido.

Ah… pickles! A minha mais recente paixão 😛 Sabem uma coisa… fazer este artigo deu-me uma vontade enorme de ir dar uma dentadinha num pickle! 🙂

Experimentem esta receita, que para além de ser deliciosa, também cura!

Espero que faça o mesmo sucesso que faz aqui. Fico à espera dos vossos comentários e saber como correu tudo!

Escreve um comentário