A Ayurveda – Parte VII: Dicas da Ayurveda para o Outono

O Outono é uma estação em que predominam os elementos de ar e éter, elementos do dosha Vata. A designada “estação Vata” começa quando o tempo fica mais fresco, no final do Verão, durando até mais ou menos metade do Inverno.

O aumento de éter e ar à nossa volta favorecem os desequilíbrios, então, de Vata, um dosha seco, frio e instável, características estas agravadas pelo clima; segundo a Ayurveda, o clima influencia o nosso corpo e a nossa saúde.
Joana Silva, Enfermeira, Terapeuta, Blogger, Terapias D’Alma

Para esta estação sugerem-se comidas quentes com especiarias, chás herbais e alguns ajustes no quotidiano.
Joana Silva, Enfermeira, Terapeuta, Blogger, Terapias D’Alma

Algumas Dicas Úteis:

• Deve ser criada uma rotina com horários regulares, dando especial atenção aos horários das refeições principais e hora de deitar e levantar. Ao criarmos esta rotina contrariamos a tendência instável de Vata.

• A pele seca é muito comum nesta estação. Uma dica para hidratar bem a pele é uma auto-massagem diária com óleo de sésamo morno (pode ser aquecido em banho-maria), preferencialmente antes do banho.

• O ressecamento das narinas também pode surgir. Para prevenir e hidratar, a Ayurveda aconselha a aplicação de umas gotas óleo de sésamo nessa zona antes de dormir.

• A limpeza nasal diária também pode ser importante para evitar não só a obstrução nasal, como a probabilidade de sintomas de alergia. Na Ayurveda utiliza-se o Jala Neti (neti pot) onde se coloca água morna com uma quantidade específica sal (fazer com supervisão/aconselhamento especializado).

• Excesso de movimento também agrava Vata. Por esta razão é importante recolhermo-nos em momentos de acalmia, fazendo algo que gostamos e que nos ajude a enraizar, diminuindo os efeitos que a correria do quotidiano nos traz.

• É importante manter-se quente, principalmente nas orelhas, região lombar e pés, utilizando roupas adequadas à estação.

• A alimentação deve ser quente, utilizando especiarias e óleos adequados a este dosha sempre que possível na sua confecção, contrariando as características fria e seca de Vata.

• Beber chás herbais quentinho, como chá de camomila ou gengibre, evitando bebidas frias ou com gelo. O leite dourado, ou qualquer leite/bebida vegetal com especiarias, é óptimo. Bebida vegetal de amêndoa ou de avelã são as melhores para ajudar a pacificar este dosha.

• Utilizar os legumes da época cozinhados em pratos principais ou sopas, comer cereais cozinhados (como a aveia), são tudo excelentes opções. Devem evitar-se alimentos crus, frios e secos.

O mais importante é fazer aquilo que te sentes bem a fazer. Pega nestas dicas e utiliza aquelas que para ti fazem sentido, não tens de te obrigar a fazer tudo isto. Observa-te e percebe como te sentes com as tuas pequenas escolhas no dia-a-dia, desde o que comes nas refeições ao exercício que fazes.

Todos somos diferentes, com necessidades e gostos diferentes; não aumentes a tua ansiedade forçando algo com que não te sentes bem… há sempre formas de adaptar.

Escreve um comentário