A Ayurveda – Parte IV: Dicas da Ayurveda para o Inverno

Hoje trago aqui um artigo com algumas dicas da Ayurveda para o Inverno.

A Ayurveda ensina-nos que para sermos saudáveis devemos atingir um estado de equilíbrio. A mesma experiência afecta cada um de nós de maneira diferente. Cada estação do ano apresenta diferentes características que nos influenciam, potenciando essas mesmas características em nós, e a forma como nos influenciam depende também do nosso dosha predominante.

Por esta razão é que algumas ficam cheias de energia no verão, enquanto outras não suportam tão bem o calor, chegando mesmo a sentir-se preguiçosas, e também a razão pela qual alguns de nós passam horas a brincar na neve ou passear à chuva, e outros não suportam o frio e o tempo cinzento.

 

Mas seja qual for a estação do ano que mais gostamos é importante manter um estado de equilíbrio e para tal a Ayurveda dá-nos rotinas sazonais. Através da nossa alimentação e estilo de vida conseguimos adaptar-nos melhor às mudanças de estação, reduzindo os riscos de desequilíbrios provocados por alterações do clima que nos rodeia.

Joana Silva, Enfermeira, Terapeuta, Blogger, Terapias D’Alma

O Inverno é uma estação em que desaceleramos o passo, possivelmente passamos mais tempo em casa do que no verão (altura em que o sol, os dias longos e o calor nos convidam a sair). Contudo, pode por vezes ser opressivo, deixar-nos mais estagnados e até deprimidos.

 

É uma estação caracterizada pelo frio, humidade, dias mais cinzentos, que são características do dosha Kapha, e por isso o Inverno é considerado maioritariamente uma estação Kapha. Porém, se nos encontramos num local onde o clima nesta estação é frio e seco, também apresenta uma componente Vata. Por esta razão, no Inverno devemos ter em atenção estes dois doshas.Joana Silva, Enfermeira, Terapeuta, Blogger, Terapias D’Alma

Esta é uma fase do ano que deve ser passada com maior tranquilidade, podendo ser utilizada para colocar em prática alguns hábitos que ficam mais esquecidos no Verão, que é uma estação que convida mais a sair de casa.

Quem pratica Yoga pode incluir na sua rotina a Saudação ao Sol (Surya Namaskar) e posturas que abram o peito, garganta e seios nasais, ajudando a descongestionar os orgãos respiratórios.

Para equilibrar Vata precisamos de ter uma certa rotina, mas Kapha precisa de alguma novidade para não estagnar ainda mais. Então muitas vezes aquilo que se sugere é que se mantenham certos momentos do nosso dia mais previsíveis e consistentes (como, por exemplo, a hora a que nos levantamos e deitamos, os horários das refeições), e que outras situações fujam um pouco a ser sempre iguais: em vez de ir para casa assim que sai do trabalho, ir ao café ou dar um pequeno passeio, fazer um jantar em casa com amigos, manter a hora do jantar mas ir a um restaurante.

 

No Inverno é aconselhável dormir até um pouco mais tarde que nas restantes estações, o que pode não ser muito fácil quando temos um trabalho de horário fixo. Então, segundo a Ayurveda, a hora ideal para nos levantarmos da cama é às 7h da manhã (embora certas pessoas ate se levantam mais cedo por causa do seu trabalho).
Joana Silva, Enfermeira, Terapeuta, Blogger, Terapias D’Alma

 

No Inverno a pele tende a tornar-se mais seca. Após de levantar, aplicar, por exemplo, óleo de sésamo na pele com uma pequena massagem ajuda a nutrir e hidratar.

A Ayurveda refere que é aconselhável utilizar roupas em cores quentes, como os laranjas e os vermelhos. São estas também as melhores cores para Pitta e que, de uma forma mais subtil, contradizem também o frio. Se não gostas de utilizar estas cores, utiliza nos acessórios, como na cor das luvas ou cachecol. É também importante estar bem agasalhado, protegendo pescoço e cabeça com cachecol, chapéu ou gorro.

Sestas a meio do dia são de evitar. A noite nesta estação é longa e proporciona o ambiente ideal para relaxar e ter um sono profundo. A hora ideal para ir dormir é entre as 22 e as 23 horas. Antes de te deitares podes aplicar um pouco de óleo de sésamo nos pés para facilitar um sono mais descansado.

Falando um pouco da alimentação, segundo a Ayurveda a dieta para esta estação deve direcionar-se a pacificar Kapha sem aumentar Vata, ou vice-versa.

Deveremos comer refeições quentes, evitando alimentos crús, comidas frias e congelados, mesmo as bebidas devem ser quentes.

 

Vegetais cozinhados e especiarias quentes como alho, gengibre e as pimentas, são boas recomendações para uma refeição adequada. Para temperar e cozinhar, para além do azeite, pode ser também utilizado, por exemplo óleo de sésamo, óleo de girassol e óleo de mostarda.

O chá é uma bebida óptima para esta estação, como chá de gengibre com uma colher de mel ou umas gotas de sumo de limão.Joana Silva, Enfermeira, Terapeuta, Blogger, Terapias D’Alma

 

Um desequilíbrio em Kapha leva a tosse, constipações e congestão nasal. Para ajudar neste aspecto, antes de dormir pode beber um copo de leite ou bebida vegetal quente com uma pitada de gengibre em pó ou noz-moscada; para além de ajudar num sono mais descansado, ao beber esta mistura está a ajudar o corpo a descongestionar a sua parte respiratória.

Estas são apenas algumas dicas para um Inverno mais aconchegado e feliz. Espero que sejam úteis!

Escreve um comentário