A Ayurveda – Parte VI: Dicas da Ayurveda para o Verão

Hoje trazemos um artigo sobre os cuidados de Verão na visão Ayurvédica.

Esta medicina ensina-nos que é importante procurar o equilíbrio, e que muitas vezes para encontrar este equilíbrio é necessário utilizar a “técnica dos opostos”: comidas picantes e quentes em dias de calor, aumentam o calor. Se, pelo contrário, ingerirmos comidas frescas, o calor corporal diminui.
Joana Silva, Enfermeira, Terapeuta, Blogger, Terapias D’Alma

Na perspetiva Ayurvédica, se a alimentação não é a adequada, dificilmente se atinge o equilíbrio; quanto maior for este equilíbrio, mais saudável a pessoa será. Por isso, no verão é importante escolher comidas refrescantes.
Joana Silva, Enfermeira, Terapeuta, Blogger, Terapias D’Alma

Por outro lado, a digestão no Verão é mais lenta. Isto acontece de forma natural porque, para prevenir o sobreaquecimento, o corpo diminui o agni (o fogo digestivo, que está directamente ligado à digestão; se está alto, a digestão é rápida… se diminui, a digestão é mais lenta). Por esta razão normalmente o apetite nesta estação também é menor. Temos também tendência a escolher comidas leves e frescas, como frutas e saladas.

O Verão, com os seus dias quentes, é uma estação Pitta, o dosha que manifesta os elementos fogo e água. Também há tendência que o clima seja mais seco, o que é uma característica também de Vata, o dosha de éter e ar. A Ayurveda indica que devemos ter hábitos de alimentação e estilo de vida que previnam a acumulação destas qualidades da estação. Sobre os cuidados para Vata já falámos no artigo anterior, por isso hoje vamos focar-nos nos cuidados a ter para Pitta.

Excesso de Fogo em Desequilíbrios
O excesso do elemento fogo pode causar alguns desequilíbrios a nível comportamental e mental. Alguns exemplos são: raiva, autocrítica ou crítica excessiva em relação aos outros, intolerância, irritabilidade, impaciência.

Relativamente às manifestações físicas, podem existir desequilíbrios como: inflamações da pele, que pode ficar manchada e avermelhada, acne, excesso de fome ou de sede, intolerância ao calor, úlceras gástricas, aumento dos odores do corpo, hemorróidas, urina muito concentrada.

Alimentação para o Verão
Na Ayurveda, a alimentação é um estilo de vida. Por isso, ao adequarmos a alimentação, temos em conta, entre outros factores, as estações do ano e a sua influência em nós.

O tipo de alimentação aconselhado no Verão pela Ayurveda é semelhante às dietas pacificadoras de Pitta, embora mais leve e adequada a todos os doshas. Nunca esquecer que somos todos seres únicos e as necessidades de um não serão as do outro.

Os alimentos ácidos como o limão e o vinagre, e pungentes como as pimentas e o gengibre devem ser evitados, dando preferência a alimentos com sabor amargo, doce ou adstringente, porque ajudam a regular o calor no nosso organismo.

O equilíbrio é essencial para uma alimentação adequada, por isso não deixes de comer picantes no verão se assim o desejares. Procura é manter contrabalançar com alimentos frescos também.

Alimentos Recomendados
Fica aqui uma lista com exemplos de alimentos que podes incluir na tua alimentação diária durante esta estação, mantendo o corpo refrescado.

Fruta: maçã, cerejas, frutos vermelhos, uvas, melão, melancia, ameixa, figo (frutas de verão em Portugal); abacate, coco, lima, manga, ananás (frutas não locais para Portugal); romã (fora de época).

Legumes e vegetais: brócolis, couve-flor, aipo, pepino, curgete, alface, batata e batata doce, couve de Bruxelas, couve, kale, feijão preto, ervilha, cogumelos (vegetais de verão em Portugal); espargos, agrião, beterraba (fora da estação); feijão mungo, lentilha, grão de bico (secos).

Temperos: manjericão, cardamomo, coentros, funcho, lima, hortelã, salsa.

Óleos: óleo de coco, azeite e óleo de girassol.

Para o dia-a-dia

• Vestir roupas leves e largas, de preferência de cores frias como azul, branco, verde;

• Passar tempo na Natureza, procurar a sua sombra ou até encontrar locais com água onde se possam refrescar pelo menos os pés e as mãos (utilizar as protecções adequadas como óculos de sol e chapéus);

• Antes do banho, massajar a pele com óleo de coco ou de girassol para ajudar a acalmar o sistema nervoso;

• Acordar de manhã cedo e dormir uma sesta curta durante o dia pode ser benéfico nesta estação. De manhã e ao final da tarde o tempo está mais fresco para podermos aproveitar, sendo estes os momentos ideais para sair de casa,

• Nesta estação muitos de nós sentem-se mais activos. O exercício é importante, mas devemos ter em conta que é também uma actividade que normalmente aquece o corpo. Deve ser evitar-se fazer exercício físico, principalmente mais intenso, nas horas de maior calor, sendo melhor praticá-lo de manhã cedo e ao final da tarde. São aconselhados exercícios moderados ao ar livre na sombra ou em locais bem ventilados, caminhadas à noite ou então nadar no mar ou na piscina.

Escreve um comentário