Alimentos Vivos! Paté de Azeitonas e Crudité

A Cozinha Curativa combina o uso dos alimentos alcalinos e que sejam consumidos crus ou ao natural, pois neste estado é quando absorvemos adequadamente todas as enzimas necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo, assim como todos os nutrientes que a Natureza nos oferece.
— Anita D’Ambrosio, Health Coach Holística

Neste artigo vou descrever uma receita de Paté de Azeitonas feita com o Almofariz, que será acompanhada por um prato de Crudités.

No prato de Crudités vou utilizar legumes dos 5 grupos principais das cores da Natureza, ou seja o vermelho, o verde, o branco (o castanho inclui-se neste grupo), o roxo (o azul inclui-se neste grupo) e o laranja (o amarelo inclui-se neste grupo).

Nesta receita vou ainda utilizar vegetais que normalmente não se utilizam neste tipo de pratos, com a intenção de nos aventurarmos e arriscarmos, para sairmos da nossa zona de conforto em relação à comida e provar alimentos que já conhecemos (ou não!) no seu estado cru.

 

Os alimentos crus são alimentos vivos, e quando ingerimos alimentos vivos, trazemos energia e vitalidade para o nosso corpo.
— Anita D’Ambrosio, Health Coach Holística


Os alimentos crus são ainda ricos em enzimas, razão pelo qual são denominados por alimentos vivos, e mantêm todas as propriedades típicas de cada grupo

1. Alimentos vermelhos: saúde cardiovascular;

2. Alimentos verdes: purificação do sangue, limpeza do corpo, promove a saúde intestinal. Ricos em ferro (ideal para quem sofre de anemia) e cálcio;

3. Alimentos brancos/castanhos: fortalecem o nosso sistema imunitário, ajudando a combater bactérias más e vírus;

4. Alimentos roxos/azuis: contribuem para a nossa longevidade, atrasando o processo de envelhecimento das células,

5. Alimentos laranja/amarelos: protegem a nossa pele, a nossa vista e as mucosas.

 

A cor destes alimentos deve-se à presença de fitonutrientes, ou seja nutrientes que têm poderes na prevenção e cura de doenças, pois atuam como antioxidantes combatendo os radicais livres e potenciam o sistema imunológico.

Para o prato de Crudités, vamos utilizar: Funcho, Abóbora, Aipo, Radicchio e Tomate Cherry.

 

O Paté de Azeitonas, como molho para acompanhar os crudités, é preparado com:

• Almofariz : o Almofariz é um instrumento que nos permite conservar a cor, realçar o cheiro e o sabor dos alimentos, já que com os processadores de alimentos o que acontece é que as moléculas ao serem processadas perdem as suas características e qualidades originais.

• Ingredientes alcalinos (azeitonas, tomilho e limão) : alimentos que ajudam a reestabelecer o equilíbrio do nosso PH no corpo, reduzindo o nível de acidez no corpo.

 

PATÉ DE AZEITONAS (CRU)

Ingredientes:

150g de Azeitonas sem caroço

Sumo de 1 limão

Tomilho

Opcional: Alho

 

Preparação:

1. Colocar os ingredientes no almofariz de mármore e moer tudo;

2. Colocar o paté numa pequena tigela ou no meio de um prato para usar em conjunto com os vegetas crus,

3. Separadamente, pelar e cortar todos os vegetais, e colocar num prato para decorar.

 

 

Vão adorar a simplicidade desta receita! Uma receita no seu estado mais puro feita de ingredientes crús, alimentos vivos!

Experimentem esta deliciosa receita e surpreendam os vossos amigos com vegetais que normalmente não se utilizam neste tipo de pratos!

Fico a aguardar o vosso feedback e o resultados das vossas receitas! 🙂

Escreve um comentário