Maionese? Sim, por favor!

Quem não adora a Maionese? Maionese com batatas fritas, maionese na salada russa, maionese com carne, com peixe… A Maionese é um molho tão versátil, adapta-se a qualquer tipo de prato, mas apresenta a desvantagem de não ser muito saudável, especialmente o embalado que se compra no supermercado.

Neste artigo vou vos mostrar como preparar uma “Maionese” saudável, totalmente vegetal, crua, com ingredientes naturais, fácil e rápida de fazer, e obviamente deliciosa!

 

Para esta receita vamos usar alimentos alcalinos, ou seja, alimentos que ajudam a reestabelecer o equilíbrio do nosso PH no corpo (que deve ser superior a 7,5 numa escala de 0 a 14), reduzindo o nível de acidez no corpo. Este é o caso do Limão e da Mostarda.
— Anita D’Ambrosio, Health Coach Holística

 

Por outro lado, temos o caju, fruto seco com grandes propriedades terapêuticas e nutricionais quando usado no seu estado natural, ou seja, sem ser frito e salgado. O caju é rico em ácidos gordos Omega 3 e proteínas, uma das fontes mais importantes para todos os que sigam uma dieta vegetariana ou vegan. Também possui alto conteúdo em minerais como o magnésio, ferro, fósforo, potássio, zinco, selénio e cobre, além das Vitaminas A, E e K (antioxidantes), C e D, e as do grupo B (B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12).

 

A Cozinha Curativa combina o uso dos alimentos alcalinos e que sejam consumidos crus ou ao natural, pois neste estado é quando absorvemos adequadamente todas as enzimas necessárias para o bom funcionamento do nosso organismo, assim como todos os nutrientes que a Natureza nos oferece.
— Anita D’Ambrosio, Health Coach Holística

 

E, não podia faltar o nosso amigo Almofariz, um dos instrumentos mais importantes quando se fala de Cozinha Curativa!

O uso do Almofariz em receitas permite conservar a cor, realça o cheiro e o sabor dos alimentos, já que com os processadores de alimentos o que acontece é que as moléculas dos ingredientes que usamos são partidas, perdendo as suas características e qualidades originais.

Energeticamente falando, o uso dos processadores de alimentos criam um estado de agitação no nosso organismo que se reflete também no nosso humor. Quanto menos usamos esta máquina, maiores benefícios teremos para a nossa saúde holística.

Passamos agora a nossa receita, estão de acordo? 🙂

 

MAIONESE DE CAJU (CRUA)

Para a elaboração desta receita é importante a utilização de um almofariz grande, de forma a facilitar a moagem e mistura de todos os ingredientes.

 

Ingredientes:

  • 100g de Caju
  • 1 Colher de Chá de mostarda moída
  • Sumo de 2 limões
  • Água mineral q.b.
  • Azeite virgem extra q.b.
  • Sal q.b.
  • Sal q.b.


Preparação:

1. Deixar os cajus na água na noite anterior;

2. Escorrer a água e colocar todos os ingredientes no almofariz;

3. Moer todos os ingredientes adicionando a água necessária até obtermos uma consistência cremosa;

4. Adicionar sal q.b.,

5. Colocar a maionese num recipiente de vidro e conservar no frigorífico.

 

 

Quem diria que é possível preparar uma “Maionese” saudável, nutritiva e deliciosa em tão poucos passos? Já não há desculpas para não comermos maionese sem sentimentos de culpa!

Experimentem a fazer e partilhem comigo o resultado! 🙂

Escreve um comentário