EspiRITUALidade

O que é a Espiritualidade?

Existe quem associe a espiritualidade à religião, frequentar a igreja, mesquita, sinagoga, ou a qualquer outro templo para rezar, mas na realidade não significa necessariamente ser praticante de uma religião.

A Espiritualidade é um conceito muito amplo, com diferentes perspetivas, mas de um modo geral, refere-se a um sentido de conexão com algo maior que nós, transcendental, sagrado, ou simplesmente, um estado de consciência profunda física, intelectual e emocional do núcleo do Eu, da nossa essência.

Como Polly Campbell (blogger, escritora e speaker especializada em espiritualidade, psicologia positiva e desenvolvimento pessoal) descreve no seu livro “Imperfect Spirituality: Extraordinary Enlightenment for Ordinary People”:

 

A Espiritualidade refere-se a viveres com esta consciência (de espírito) numa profunda relação contigo próprio, o Eu que é criado e conectado à Fonte Universal de tudo o que existe. Desde este lugar reconheces que tudo está interligado. Nós somos todos um só. (…) Quando alcançares o teu espírito desde este lugar de conhecimento, és guiado por uma energia superior, em vez de pelo Ego. Esta energia é alimentada pelo amor e compaixão, gratidão e expansão. Não se trata de coscuvilhice, de imagem ou controlo. Não se trata de ter razão ou sermos melhores que alguém.
— Polly Campbell

 

Desta passagem de Polly Campbell retiramos que a Espiritualidade não é algo que se desenvolve ou que se aprende, a espiritualidade é a nossa identidade. Precisamos somente de desvendar a nossa espiritualidade e lembrarmo-nos de quem realmente somos.

Deepak Chopra (médico, speaker e escritor) seguindo na mesma linha de pensamento, comenta:

 

Ao nível do espírito, tudo é sempre perfeitamente aberto, e não tens de lutar ou forçar situações para seguires o teu caminho. É apenas o teu Ego-mente que acredita que tu és um indivíduo isolado que tenta sobreviver num mundo hostil. Na realidade, todos somos seres espirituais num mundo material. Quando te entregares ao Espírito e ouvires a voz da tua inteligência mais profunda, tu acabas a luta. Libertas-te do medo e da dúvida e soltas os obstáculos que o teu Ego-mente criou.
— Deepak Chopra

 

Tal como Polly Campbell, Deepak Chopra diz-nos que na busca do significado da vida e da nossa identidade, através de momentos espirituais, estamos à procura do reencontro connosco próprios, a nossa Fonte Universal. Mas como conseguir estes momentos espirituais?

O contacto com a Natureza, a contemplação de uma obra de arte, ouvir e apreciar uma música, podem ser consideradas experiências espirituais se realizadas com conhecimento consciente. No estado de imersão em que nos encontramos nestas situações, e do qual retiramos prazer, entramos em conexão direta com o Criador e com a Criação.

 

A nossa saúde apenas pode considerar-se holística e equilibrada quando inclui a saúde espiritual.
— Anita D’Ambrosio, Health Coach Holística

 

Mas como podemos integrar a Espiritualidade na nossa rotina? Que mudanças podemos fazer no nosso dia-a-dia de modo a alcançarmos o equilíbrio e saúde espiritual?

 

O segredo está em começar com pequenas práticas que se tornarão nos nossos rituais diários. Falo de Rituais de EspiRITUALidade, porque é apenas com rituais que nos disciplinamos, através da repetição, e que criamos consistência para alcançarmos o alinhamento com o nosso espírito.
Anita D’Ambrosio, Health Coach Holística

 

É somente quando estamos alinhados com a nossa Natureza, conseguido através destas práticas que se tornam os nossos rituais, que nos sentimos mais completos e felizes.

 

Partilho convosco algumas práticas de EspiRITUALidade que podem integrar no vosso dia-a-dia de forma a alcançarem o equilíbrio e saúde espiritual:

1. Encontra Tempo para Ti: pode ser a ouvir uma música relaxante, a ler um livro que te inspire, a meditar, ou a fazer qualquer outra atividade. Encontra as atividades que mais se alinham contigo e um momento para te dedicares a ti próprio;

 

2. Conecta-te com a Natureza: não existe força mais harmoniosa e forte que a força da Natureza. Estar rodeado pela Natureza lembra-nos de respirar profundamente e conscientemente, acalma-nos e conecta-nos. A Natureza é imperfeitamente perfeita e lembra-nos a nossa estupenda “Natureza”. Quando nos sentimos com preocupações e ansiedade, é um sinal claro que estamos desconectados do nosso espírito, da nossa Natureza, e só no meio natural podemos encontrar a cura;

 

3. Conecta-te com os Outros: se tens estado isolado na tua “bolha” por causa do trabalho e do resto de inúmeros compromissos, é momento de te reconectares com amigos, familiares ou conheceres pessoas novas. Somos seres sociais e interligados, e a relação com os outros contribui para a nossa saúde espiritual;

 

4. Ajuda Quem Precisa: quando ajudas os outros, automaticamente conectas-te com o resto da humanidade. Podes participar em programas de voluntariado ou doar dinheiro a alguma causa social. Qualquer pequena ação é já uma grande ajuda;

 

5. Pratica a Gratidão: há muitas coisas na nossa vida pelas quais devíamos estar gratos e nos sentir afortunados. Ter pernas para caminhar, braços para abraçar, olhos para apreciar e boca para saborear, são apenas alguns exemplos pelos quais nos devemos sentir agradecidos! Estar vivo é uma dádiva!;

 

6. Torna-te Consciente: torna-te consciente do teu ambiente e de ti próprio no teu ambiente. Aprecia as cores e os cheiros da Natureza que te rodeia. Aprecia a sensação da chuva que cai no teu rosto ou o vento soprando no teu cabelo. Todas estas ações vão revitalizar-te e colocar-te num estado de consciência pura;

 

7. Exprime as Tuas Emoções: Desenvolve o teu lado criativo com atividades artísticas ou expressivas como dançar, tocar um instrumento, pintar ou escrever. Todos nós precisamos equilibrar o lado racional e lógico do lado esquerdo, com lado direito e criativo do cérebro;

 

8. Pratica Meditação, Yoga ou Reza: todos estes rituais ajudam a conectar-te com a tua mais profunda essência e com o Universo, e aliviam a sensação de stress e ansiedade do nosso dia-a-dia,

 

9. Escreve Frases Que Inspirem:  frases que inspiram, escritas diariamente num caderno, são um potente instrumento para te lembrares de que estás a avançar na direção desejada para te tornares na pessoa que queres ser. Uma vez escritas, lê-las em voz alta para tomares plena consciência delas e serem absorvidas na tua mente. Afirmações como “Sou saudável e inteligente”, “Tenho energia e tenho abundância de alegria” são alguns exemplos do que podes escrever. Escuta o teu Eu interior, sê criativo e cria as tuas próprias frases!

 

Já praticam alguns destes rituais? Que outros rituais praticam para alimentarem a vossa saúde espiritual?

Fico à espera das vossas partilhas com o desejo de que estes rituais que agora partilhei vos ajudem a sentirem-se mais completos e felizes!

Escreve um comentário