A Ayurveda

A Ayurveda é um sistema de saúde que existe há cerca de 5.000 anos, com origem na Índia. Para vos dar a conhecer um pouco mais sobre este tema, interligo-o com a Teoria dos 5 Elementos, que é uma das bases desta medicina.

A Teoria dos Cinco Elementos (ou Panchamahabhutas) conta com: Éter, Ar, Fogo, Água e Terra. Os Rishis foram os estudiosos que, nas suas observações, encontraram estes elementos na Natureza (Universo = Macrocosmo) e no Homem (Microcosmo). Eles começaram a notar a existência de padrões nos comportamentos, emoções e características físicas. Verificaram que os elementos se manifestam no Homem através, por exemplo, da raiva (fogo), estabilidade (terra), nervosismo (ar). Os elementos também se manifestam nos cinco sentidos: Éter – Audição; Ar – Tato; Fogo – Visão; Água – Paladar; Terra – Olfacto.

 

Ao verem que os elementos se manifestavam nas pessoas, criaram um sistema de simplificação dos processos físicos e mentais relacionados com estes elementos, que é o que permite ao terapeuta adequar o tratamento a cada pessoa.
Desta forma surgiram os 3 Doshas: Vata, Pitta e Kapha.
Estes são a manifestação dos elementos no corpo. Há pessoas que manifestam mais uns elementos do que outros, sendo esse o seu dosha (biótipo)

— Joana Silva, Enfermeira, Terapeuta, Blogger, Terapias D’Alma

 

É através da determinação do dosha actual que o terapeuta detecta as necessidades da pessoa a ser tratada. Procura-se o elemento em desequilíbrio, de forma a incidir sobre ele e restaurar o equilíbrio (para a Ayurveda, saúde corresponde ao equilíbrio dóshico). Se não existir desequilíbrio, o terapeuta irá incidir sobre os doshas de forma a fazer a manutenção da harmonia já existente. Todos temos características dos três doshas, sendo que há sempre aquele/aqueles que sobressai/sobressaem.

 

A Ayurveda é uma Medicina Holística, e por isso tem em conta a pessoa como um todo. Ao procurar o equilíbrio, vai incidir no corpo físico, mas também em todas as outras vertentes do ser humano. Por isso são realizadas determinadas terapias específicas, mas também há alterações de hábitos alimentares e estilo de vida, por exemplo.
— Joana Silva, Enfermeira, Terapeuta, Blogger, Terapias D’Alma

 

É uma Medicina Integrativa, podendo ser utilizada em conjunto com aromaterapia e cromoterapia, entre outras, com sugestões simples como utilização no dia-a-dia de uma peça de roupa ou acessório com uma cor adaptada ao dosha da pessoa, e toalhas da mesma cor durante uma massagem Ayurvédica.

No próximo artigo irei aprofundar cada dosha e darei alguns exemplos do que se pode fazer para promover o seu equilíbrio.

Se tiverem alguma questão, estou disponível para responder.

Escreve um comentário